Por Escrito, de Elvira Vigna

Texto publicado originalmente na Alpaca Press (2015)

Em agosto do ano passado* eu participei de um encontro com a escritora Elvira Vigna. Ela respondeu algumas perguntas dos que estavam presentes e contou um pouco do processo de criação de seu livro mais recente**, Por Escrito, publicado pela Companhia das Letras. Ela nos deu uma informação bastante importante para entender o enredo: é um livro sobre nada.

Tendo isso em mente, acompanhamos a narradora Valderez nos contando alguns aspectos de seu dia a dia de forma bastante crua. Usando uma marca interessante de tempo, ela vai e volta do passado, nos dando informações a respeito de sua mãe Molly, de seu irmão Pedro, de seu amante Paulo (e de sua companheira Zizi) e também de Aleksandra, figura interessante ao longo de todo o livro.

Escrito em primeira pessoa, o livro é uma espécie de carta direcionada a Paulo. A todo o momento ela marca a prosa evocando seu amante, relembrando acontecimentos do passado de ambos.

Aos poucos Valderez nos conta (a Paulo, na verdade) sua viagem para Paris, para encontrar seu irmão Pedro que está prestes a se casar com o companheiro. Algum tempo antes, Pedro fora noivo da bailarina russa Aleksandra, que acaba falecendo de uma forma trágica.

Nos acontecimentos cotidianos a narradora faz reflexões, do nada ela tira o tudo. Em imagens simbólicas, como Aleksandra vestida de noiva para atuar na peça Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues, a foto dela no piano de Pedro, a frieza com que ela narra os encontros sexuais com Paulo, sua bem estabelecida carreira, a relação conturbada com Molly, horas a fio em aeroportos; de tudo isso o leitor pode extrair questionamentos pessoais.

A escrita de Elvira não é das mais claras, apesar de ser bastante crua e por vezes ríspida. Por Escrito é um livro de mulheres fortes e marcantes, cada uma causando grande impacto no enredo. Sobretudo é um livro de relações humanas, que com aspereza mostra quão complicadas elas podem ser.

*de 2014, no caso
**saíram outros depois


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s